SANTUÁRIO DE SÃO JOÃO DE ARGA PANOTOUR


VISITA VIRTUAL 360º

A capela de São João é um dos mais importantes testemunhos medievais da região, não obstante a sua pequenez e simplicidade. Desde muito cedo foi sede de uma romaria dedicada a São João Baptista, ainda hoje realizada pelos finais de Agosto de cada ano.

Numa quebrada da serra, isolada e encravada entre árvores centenárias a capela de S.João de Arga. O corpo do templo conserva uma parte, em românico tardio, da igreja do antigo mosteiro beneditino que aqui existiu. É referido nas Inquirições de 1258, reinado de D.Afonso III "O Bolonhês", e os restos desse primitivo edificio não são anteriores.

Duas vezes ao ano, mas principalmente a 28 de Agosto, aqui se realiza uma das mais curiosas romarias do Norte de Portugal. Nesta região, S.João Baptista é advogado das doenças que atingem as pessoas. Muitas são as ofertas que os devotos fazem a S.João Baptista, mas também há outras à imagem de S.Miguel calcando Satanás "para que o diabo os não impeça".

Os sobreiros do recinto com os "quartéis" ao redor, onde pernoitam os romeiros. Existe um circuito em volta da igreja marcado com pedras espetadas, onde as pessoas dão as voltas rituais, de joelhos ou a pé.



VIDEO AÉREO