MUNICIPIO DE VIANA DO CASTELO Panoramicas 360º

Possivel planta de Viana do Castelo no século XVI
Possivel planta de Viana do Castelo no século XVIII

Visitar Viana do Castelo, póvoa marítima que se desenvolve a partir do reinado de D.Manuel I, com o comércio do ciclos dos panos ingleses e do sal, do ferro com Astúrias e Biscaia, e o ciclo do Bacalhau na Terra Nova. O seu período áureo dá-se com o ciclo do açúcar brasileiro; em 1590 são 70 navios da frota vianense que se ocupam do transporte de açúcar. Cidade recheada de edificios de elevada qualidade arquitectónica, autenticas esculturas em granito. Entre 1510-1630 foram criados nada menos do que 6 conventos. No interior das Igrejas temos azulejos originais de várias épocas, talha dourada de qualidade, onde podemos apreciar os trabalhos de André Soares, e João Lopes entre outros artistas nortenhos.

Viana do Castelo distingue-se no desenvolvimento das nossas póvoas marítimas medievais e modernas. Lucrou devido ao desenvolvimento do comércio marítimo e ao dinamismo da sua gente. Desde muito cedo se fez ao mar largo, levando homens, vinho e sal, mercadejando produtos ultramarinos e trazendo outros bens, como os panos e o bacalhau. Viana tem como que um microclima arquitectónico, em que o seu centro histórico foi preservado e manteve-se adverso às modas passageiras, mantendo o seu traçado inicial.

Visitar Viana do Castelo

Viana do Castelo tem um centro histórico fácil de fazer a pé, e tem um património riquíssimo :
Do período seiscentista , dos estilos Maneirismo e Barroco inicial : Convento de Santo António, Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia, Casa da Vedoria, Casa dos Monfalim, etc. Na centúria anterior as famílias previlegiadas fundam capelas para eventual jazida no interior dos mais importantes templos (, Igreja de S.Domingos, Santo António, Carmo e Igreja da Misericórdia). A defesa da cidade desloca-se para junto ao mar inicialmente com D.Manuel I e a sua Torre junto da barra , e posteriormente com a construção do Forte da Barra no reinado de S.Sebastião e sua ampliação no de Filipe I.

Do período setecentista , durante o ciclo do ouro do Brasil, e da exportação do vinho, tem expresso em Viana do castelo, a reconstrução de vários templos com um novo recheio de Talha dourada (estilo Barroco nacional, Barroco Joanino, Barroco Rocaiile), paineis de azulejos (Ciclo dos pintores), e de novas Casas das famílias abastadas:
Igreja de Santana (hoje, da Caridade),Igreja da Misericordia, S.Bento, Capela das Almas, Igreja da Nossa Senhora da Agonia, Igreja e Convento das Carmelitas. Na construção civil , Casa dos Barbosa Maciel, Casa dos Cunha Sotomaior, Casa dos Pimenta de Gama, Casa e Capela dos Malheiro Reimão


VISITA VIRTUAL 360º


Os panoramas 360º aéreos permitem navegar e ver Viana do Castelo de uma nova perspectiva, neles podemos navegar por vários pontos da cidade, e visualizar as ligações aos monumentos mais importantes da cidade. Clicando nesses pontos, poderá disfrutar de uma visita ao interior deles, ou mais proxima deles. Ver de cima é fantástico, vemos a localização de edificios, ruas , jardins, suas volumetrias, distancias, alinhamentos. Divirta-se e não se esqueça de clicar LIKE na secção de redes sociais! Obrigado

VIDEO AÉREO

  • Igreja de S.Domingos
  • Sé Catedral
  • Capela das Almas
  • Igreja da Misericordia
  • Santa Luzia
    Igreja de Santa Luzia
  • Igreja da Sra. Agonia
  • Navio Gil Eanes
  • Forte da Barra
  • Casa Costa Barros

My Image
My Image