CORNO DO BICO PAISAGEM PROTEGIDA

  • Corno do Bico
  • Colónia de Lamas
  • Corno do Bico

A Paisagem Protegida de Corno de Bico, com a sua gestão confiada ao Município de Paredes de Coura, constitui um pequeno santuário natural situado nos limites sueste deste concelho, abrangendo cinco freguesias, nomeadamente Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões.
A região é essencialmente montanhosa, com contornos arredondados, sendo Corno de Bico, com 883 m de altura, a elevação de maior altitude da região setentrional. No topo destas encostas, é possível ver ''caos de blocos'', que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, conferindo um aspeto caótico à paisagem. Nesta região estão incluídas as cabeceiras de três dos principais cursos de água minhotos, i.e. Coura, Labruja e Vez. O Coura tem origem em dois cursos de água distintos, nomeadamente o ribeiro dos Cavaleiros e a ribeira de Reiriz.

Colónia Agrícola de Lamas

Colónia Agricola de Lamas - Criada em 1957 pelo Estado Novo, como experiencia de cultivo intensivo, segue os padrões Bioclimáticos do Arqº Victor Olgay, com 30 moradias orientadas a sul (+-30°) protegidas do vento norte por arvores, com fachada sul mais elevada que a norte, conduta de chaminé interna, fachada poente de granito. Relação profundidade-largura de implantação adequada ao clima temperado.


VISITA VIRTUAL 360º


VIDEO AÉREO